Protected by Copyscape Original Content Checker

domingo, 22 de fevereiro de 2009

Porque o Carnaval é inútil


Sim, antes que surja o primeiro e mais manjado argumento contra a inutilidade do Carnaval, esses dias servem sim para que se descanse, se bem que em certas situações, devido ao espírito de total libertinagem reinante, nem mesmo o descanso está garantido. Fora isso, o Brasil é o país dos feriados e, por mais que se ache que não, ninguém morreria sem Carnaval, muito pelo contrário, dado o número de mortes provocado por esse feriado!
Indo além, é preciso ser absolutamente fanático para apreciar um desfile de escola de samba. Todo ano a mesma coisa, aqueles carros alegóricos que são o retrato do mau gosto! Pode ter certeza que sempre haverá uma cabeça de tigre, uma serpente, um saci pererê, uma entidade mitológica, invariavelmente, um que pega fogo, outro que quebra no meio da apresentação, obrigando os integrantes da escola a se desdobrarem para conduzir o bólido até o final (nesse momento, a cobertura das emissoras de TV, como nunca deixa de acontecer, destaca o "heroísmo" dos foliões). Sempre as mesmas fantasias, a famigerada ala das baianas, com suas ridículas saias a rodopiar, o casal de mestre sala e porta bandeira, eternamente dançando a mesma coreografia, horrível, por sinal, e a comissão de frente, com seus remelexos desengonçados. Os temas de samba enredo então, nada compete com eles em termos de mesmice: é o floclore do Brasil, é a Amazônia, é a modernidade hi-tech, a mitologia grega, algum artista medíocre sendo indevidamente homenageado, a culinária não sei de onde..., raras vezes escapa-se a isso e de modo geral, mesmo os temas interessantes, são explorados de forma banal e simplista. Um estudo abordando as repetições que já ocorreram nos desfiles carnavalescos, seria dos mais hilários e, sem dúvida, revelaria números de espantar. Pegue um desfile de 1983, um de 1995, outro de 2002 e compare com um de 2009, está tudo lá, repetido à exaustão e do mesmo jeitinho. "Ah, eu gosto da bateria das escolas!" Sempre que ouço alguém falar isso, logo depois dou play num disco de Heavy Metal (e fico reparando especialmente na bateria). Carnaval é um porre!
Essa pantomima não é o que de mais deplorável existe na festinha que os tupiniquins adotaram como sua mais importante expressão cultural (quanta ignorância histórica!). O que dizer a respeito do prejuízo econômico que tantos dias de esbórnia geram? E o tal espírito de libertinagem, que em muitos casos descamba para a violência, devido ao excesso de álcool? Mentes inebriadas por muito tempo, quase sempre acarretam em desaforos, brigas, intolerância, acidentes de trânsito e assassinatos. Basta ver os números pós-Carnaval, divulgados pela imprensa.
Não tenho nenhum receio sentimentalóide em afirmar com todas as letras: EU ODEIO CARNAVAL! Sem ele, o Brasil seria melhor. Mas fazer o que (?), a festinha combina bem com a mentalidade dos brasileiros. Triste Brasil, país da "alegria".

7 comentários:

  1. Que radicalismo, garoto! Relaxa e goza. Não gosto de Carnaval também, nem por isso mostro tanto ódio assim aos brasileiros que gostam. O que seria do azul se todos gostassem do verde?
    Cibele(me identifiquei como anônima pque não tenho blog, nem conta do google)

    ResponderExcluir
  2. Brilhante! Nunca tenha medo de defender sua opinião, mesmo que ela seja contrária à da maioria ( e, normalmente, é, por isso que seus textos são cheios, não de ódio, mas de coragem ).

    Fernanda Bonagamba

    ResponderExcluir
  3. hehehe Esse texto só podia ser escrito por vc... Acho que não é ódio, nem coragem, apenas um forte idealismo, como faz em todos os assuntos que opina! bjo

    ResponderExcluir
  4. Obrigado pelos comentários, pessoal.
    Cibele, você que não conheço, fique sempre à vontade para opinar por aqui.
    Apenas 2 esclarecimentos: não tenho ódio de brasileiros em geral, tem muita gente boa por aqui, tenho sim aversão a certo de tipo de mentalidade, que infelizmente vigora no país; e o texto é uma opinião minha, respeito aqueles que divergem, não quero que ninguém que goste de Carnaval, deixe de gostar, não tenho essa pretensão.
    Valeu!

    ResponderExcluir
  5. Exelente texto. O carnaval realmente é medíocre, mas faz parte da cultura brasileira; em alguns casos tornou-se sinonimo de confusão porque a maioria das pessoas que gostam de carnaval, nao tem uma mentalidade trabalhada, focada em aproveitar uma festa sem a dita "baderna".
    Adoro carnaval! Acho ridículo as escolas de samba...

    ResponderExcluir
  6. Oi Leo Lourenço!
    sei que esse post é antigo mas gostei muito da forma corajosa que vc fala de um tema tão polêmico... eu tb detesto carnaval, acho que deixou de representar cultura há muito tempo! na verdade é um desperdício de dinheiro e de vidas... essa festa ridícula hoje se resume a bunda, peito e muita cachaça, e só!
    parabéns pelo blog!

    ResponderExcluir